METODOLOGIA DISCOVERY NA ESCOLA


Tabela SEQUyA pdf

INTRODUÇÃO

Os três pontos que se seguem, oferecem sugestões de como utilizar o vídeo durante as aulas. Estes três pontos sugeridos são igualmente importantes, e sua realização permitirá uma avaliação do efeito do vídeo, e os resultados da aprendizagem. Devemos lembrar que assistir a um vídeo em uma aula, não equivale a ir ao cinema.

Tenha alguma atividade preparada, que esteja relacionada ao segmento que as crianças vão assistir. Desta maneira, será mais fácil para as crianças prestarem atenção. Enfoque sua apresentação em três pontos chaves que marcarão a importância do que vão fazer, e apresentar. Assegure-se de ter o material e as atividades escolhidas para usar:

  • Antes de vero video.
  • Durante o video
  • Después de ver o video.

ANTES DE VER O VÍDEO

Anuncie aos seus alunos que verão um vídeo. Diga a eles do que se trata, e peça-lhes que apresentem idéias e hipóte- ses sobre o que vão assistir. Estas informações podem ser anotadas no quadro negro, ou em uma das folhas que estão incluídas neste guia, que podem ser duplicadas, e entregues a cada aluno. A folha de Discovery na Escola possui três colunas que indicam a utilização da mesma*:

O que sei. O que quero saber. O que aprendi.

Esta folha facilitará a organização do trabalho das crianças. Nesta primeira parte, elas vão preencher a coluna intitula- da: O que sei. Como seu nome indica, nesta coluna as crianças poderão escrever o que sabem sobre o tema que vai ser abordado.

*Existem muitas outras sugestões que serão incluídas neste guia, que poderão ser enviadas pelo correio, após prévia solicitação do educador.

DURANTE O VÍDEO

Dê às crianças uma tarefa relacionada ao conteúdo do segmento de vídeo que estão prestes a assistir. Peça de três a cinco detalhes sobre o mesmo, um sobre seu início, dois ou três sobre o me o, e um ou dois sobre o final. Elas deverão anotar esta informação na segunda coluna de sua folha
de trabalho. Com isto, são atingidos os seguintes objetivos: um, que as crianças prestem atenção durante o segmento, e dois, que estejam alertas às respostas que foram pedidas. Lembre-se: não apague as luzes!

DEPOIS DE VER O VÍDEO

Peça para que as crianças escrevam algo novo que tenham aprendido com o vídeo na terceira coluna, e que troquem, rapidamente, sua folha com a de seus outros companheiros. Na folha "do companheiro", peça para que anotem outros dados importantes. Repita este processo duas ou três vezes, e depois devolva as folhas para as mãos de seus "donos".

As crianças, sem saber, terão contribuído com seus colegas, ao incluir novos dados que talvez os outros não tenham percebido durante a apresentação do vídeo. Desta forma, o processo de aprendizagem se fará de forma divertida, as crianças terão sem dúvida aprendido algo novo, e terão desfrutado de um vídeo educativo, que através de atividades estimulantes, se tornaram também muito divertidos.

Tempo: O vídeo, juntamente com as atividades de apresentação do mesmo, podem durar entre 10 a 15 minutos de uma aula. Provavelmente você não apresentará outro segmento, até cobrir uma nova unidade, ou talvez o faça em apenas alguns dias. De uma coisa você pode ter certeza: que as crianças não se esquecerão do quão fácil e divertida foi a aula e a matéria abordada.

Veja o exemplo utilizando a tabela SEQUyA


PUBLICIDADE
VIDEOS
Discovery Copyright ©2017 Discovery Communications, Inc. TERMOS E CONDIÇÕES